"
06
maio
2018

Rive Gauche e Rive Droite, o que é?!

Postado em: DestaquesParisParisViagensVoyages

Escuta-se muito em Paris falar sobre a Rive Gauche e Rive Droite, mas afinal de contas, o que é isso?!

Pra te explicar de uma maneira simples, o Rio Sena banha a capital Francesa e deságua no Oceano Atlântico, é como se ele partisse Paris em duas partes e é assim que os franceses definem Paris como a margem esquerda (Rive Gauche) e a margem direita (Rive Droite), além de se localizarem por bairros (arrondissements), os parisienses também se localizam de acordo com a rive (margem) do Sena.

P2150650

Estar na rive droite ou na rive gauche muda tudo, preços, tipos de lojas, restaurantes e atmosfera.

Sendo assim, Paris tem dois lados, o lado ligado à arte, cultura universidades que é a Rive Gauche, e o lado mais moderno e sofisticado como a Champs Elysees, Avenue Montaigne e Place Vendome com lojas de luxo, que é a Paris da Rive Droite, deu pra entender um pouquinho?
Rive Droite 

Processed with VSCO with j3 preset

 Bairros Rive Droite: 1ème, 2ème, 3ème, 4ème (menos Ilha Saint Louis), 8ème, 9ème, 10ème, 11ème, 12ème, 16ème, 17ème, 18ème, 19ème, 20ème.
A Rive Droite ou margem direita é mais sofisticada com seus palácios, bairros executivos e empresariais, e grandes lojas, já a Rive Gauche ou margem esquerda é mais artística, cultural e Boêmia.
Rive Gauche

Processed with VSCO with e2 preset

Bairros Rive Gauche: 5ème, 6ème, 7ème, 13ème, 14ème e quase todo o 15ème.

A representação turística de Paris é a rive gauche, com seus cafés, Torre Eiffel, jardim de Luxemburgo, Saint-Michel, Sorbonne, os Invalides, uma região mais artística também, e é a região mais cara de Paris para tudo: lojas, restauração, moradia, hospedagem.

Nada que tire o charme da rive droite, que comporta bairros muitos bonitos como o 8ème, o 16ème e outros bairros mais populares mas que compoem o grande mosaico cultural que é Paris.

E aí? Qual seu lado preferido?

Bisous…

Já me segue no instagram?! Tem dicas diárias de Paris clique aqui!!!

 

 

Comentários

Comente aqui!

Últimos vídeos no canal

[wonderplugin_carousel id="1"]

Débora Nogueira – O que fazer em Paris, dicas de Paris, Gastronomia em Paris, Moda em Paris. - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2018